Conectividade, Educação e desigualdades sociais: desafios do uso de tecnologias digitais em cenários de desconexão
Conectividade, Educação e desigualdades sociais: desafios do uso de tecnologias digitais em cenários de desconexão
Prof. Dr. Márcio Luiz Corrêa Vilaça
Profa. Dra. Lilia Aparecida Costa Gonçalves
O uso efetivo de tecnologias digitais nas salas de aula é cada vez mais defendido. No entanto, este uso se depara com dois grandes desafios: formação de professores (inclusive continuada) e inclusão digital. As universidades podem contribuir para a formação, mas a desigualdade digital muitas vezes acompanha diferenças geográficas, econômicas e sociais. Neste cenário, negros e pardos tendem a apresentar menores índices de inclusão digital, como resultado dos reflexos das desigualdades sociais. Conforme apontado por Fernandes e Souza (2016), a exclusão digital acompanha diretamente condições socioeconômicas. A pesquisa TIC Domicílios 2022 revelou que 36 milhões de brasileiros ainda vivem “fora do mundo digital”. Ainda segundo a pesquisa, 21 milhões destes excluídos são negros ou pardos.
Estudos recentes da organização Todos pela Educação, mostrou que, em 2022, no Brasil, o número de estudantes negros e pardos matriculados no ensino médio está defasado uma década em relação ao número de alunos brancos. Dessa forma, ressalta-se que as desigualdades sociais se manifestam inclusive no acesso à conectividade, o que também interage diretamente com regiões que concentram a população mais pobre. Este trabalho discute, a partir de reportagens, relatórios e pesquisas os desafios da educação frente à desigualdade de níveis de conectividade e a cenários de fosso digital. Quais os desafios ao pensar em estratégias de ensino e metodologias ativas baseadas em tecnologias digitais quando o cenário de desigualdade de conectividade é tão grande. Essa complexa realidade não é nova, mas parece ter sido fortemente evidenciada durante a pandemia.
Trabalho apresentado no Third continental conference on Afro-latin American studies – 2024