Inteligência Artificial na Educação: Uma Análise Interdisciplinar sobre Possibilidades, Riscos e Desafios
Inteligência Artificial na Educação: Uma Análise Interdisciplinar sobre Possibilidades, Riscos e Desafios
Profa. Dra. Lilia Aparecida Costa Gonçalves
Prof. Dr. Márcio Luiz Corrêa Vilaça
Artigo acadêmico disponível gratuitamente: Revista Interscience Place
Resumo:
Apesar de não ser uma novidade, uma vez que os estudos sobre inteligência artificial (IA) datam de 1950, desde o lançamento do Chat GPT 3.5, em 2022, o interesse pelo tema ganhou grande repercussão na mídia e tem despertado interesse de estudiosos de diferentes áreas. É evidente que não seria diferente no campo educacional, especialmente no que se refere às possibilidades e desafios provocados por um tipo mais específico de inteligência artificial: as generativas. Essa tecnologia faz com que máquinas se tornem capazes de aprender, raciocinar e tomar decisões semelhantes às dos seres humanos, assim como gerar conteúdos diversos. A adoção de tecnologias baseadas em inteligência artificial tem se tornando cada vez mais presente em diversos âmbitos sociais e o uso de IA por estudantes, principalmente o ChatGPT, traz inquietações e dúvidas para os professores. No entanto, é importante destacar que esses sentimentos em relação ao uso de tecnologias emergentes no processo educacional não é algo novo. Convém lembrar que desde a expansão da internet e da web, novas configurações foram surgindo na área da educação e, juntamente com elas, as dúvidas sobre seus efeitos nas práticas educacionais e como estas poderiam ser aproveitadas e adotadas pelos professores. Logo, parece inegável que, com a IA, não poderia ser diferente. Nesse sentido, o presente trabalho, de base teórica interdisciplinar, tem como objetivo prover uma discussão sobre conceitos e dados para melhor entendimento sobre os principais aspectos da IA, além de buscar refletir sobre seus riscos, eventuais benefícios, assim como desafios e implicações do uso da inteligência artificial como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Defende-se que não há como negligenciar as evoluções das tecnologias digitais, não sendo possível tomá-las como algo estranho na sociedade. Ao contrário, é necessário procurar entender como fazer melhor uso desses recursos em nossas práticas docentes.
Palavras-chave: inteligência artificial; educação; tecnologias digitais.
Abstract –Despite not being a novelty, as studies on artificial intelligence (AI) date back to 1950, the interest in the subject gained significant attention in the media since the launch of ChatGPT 3.5 in 2022. It has sparked the interest of scholars from different fields This interest is evident in the educational field as well, especially concerning the possibilities and challenges posed by a more specific type of artificial intelligence: generative AI. This technology enables machines to learn, reason, and make decisions similar to humans, as well as generate diverse content. The adoption of AI-based technologies, has become increasingly prevalent in a variety of social domains. The use of AI by students, particularly ChatGPT, raises concerns and questions for teachers. However, it is important to note that these feelings regarding the use of emerging technologies in the educational process are not new. Since the expansion of the internet and the web, new configurations have emerged in the field of education, along with doubts about their effects on educational practices and how they could be utilized and adopted by teachers. Therefore, it seems undeniable that with AI, the scenario would be no different. In this context, the present interdisciplinary theoretical work aims to provide a discussion on concepts and data to enhance understanding of the key aspects of AI. It also seeks to reflect on the risks, potential benefits, as well as challenges and implications of using artificial intelligence as a tool for teaching and learning. The argument is made that one cannot ignore the evolution of digital technologies; instead, it is necessary to understand how to make better use of these resources in our teaching practices.Key words:artificial intelligence; education; digital technologies.
LILIA APARECIDA COSTA GONÇALVES & MÁRCIO LUIZ CORRÊA VILAÇA. (2024). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR SOBRE POSSIBILIDADES, RISCOS E DESAFIOS . InterSciencePlace, 19. Retrieved from https://www.interscienceplace.org/index.php/isp/article/view/740