Inteligência Artificial e Formação de Professores: múltiplas possibilidades, velhos problemas e novos desafios
Inteligência Artificial e Formação de Professores: múltiplas possibilidades, velhos problemas e novos desafios
Prof. Dr. Márcio Luiz Corrêa Vilaça
Profa. Dra. Lilia Aparecida Costa Gonçalves
Este trabalho discute desafios da formação de professores na era das inteligências artificiais. A temática apresenta muitos novos desafios, mas também evidencia velhos problemas. De certa forma, é possível entender que os desafios subiram de nível. Vilaça e Gonçalves (2019 e 2022) argumentam que a formação de professores para tecnologias deve contemplar múltiplas dimensões: sobre as tecnologias, para as tecnologias e com as tecnologias. Este trabalho, a partir de pesquisa teórica e análise documental, aborda novos desafios gerados pelas inteligências artificiais. Em perspectiva interdisciplinar, são articuladas discussões nos campos de Educação, Tecnologia e Linguagem (Taulli, 2020; Gabriel, 2022; 2023; Kaufman, 2022, Santaella, 2021, 2023; Clark, 2024; Miller, 2024; Theobald, 2024). Em 2017, Vilaça apresentava diferentes aspectos da cultura digital que poderiam e deveriam ser tratados na formação de professores com base nas realidades, possibilidades, oportunidades e riscos das tecnologias digitais e da cultura digital (Vilaça, 2017). Não são temas, mas aspectos. No cenário atual, os desafios são ampliados porque as inteligências artificiais – por sua natureza tão múltipla – podem combinar vários destes aspectos. Logo, se a formação de professores sempre foi desafiada pelas e para as tecnologias, na atualidade o cenário torna-se mais complexo. Torna-se necessário pensar em um letramento digital específico: letramento digital para as inteligências artificiais.
Palavras-chave: educação, formação de professores, inteligência artificial, linguagem, tecnologias
Trabalho apresentado no III Seminário GEPEDTEC – Discurso, Tecnologias Digitais e Ensino: Profissão Docente e Inovação – Julho de 2024