A formação de professores de línguas para o uso de inteligências artificiais generativas
A formação de professores de línguas para o uso de inteligências artificiais generativas: uma análise de prompts para ensino de produção textual
Prof. Dr. Márcio Luiz Corrêa Vilaça
Profa. Dra. Lilia Aparecida Costa Gonçalves
As inteligências artificiais invadiram nos dois últimos anos as discussões em diversos setores, inclusive na educação sobre suas possibilidades, seus riscos e suas limitações ( Rodrigues; Rodrigues, 2023; Gonçalves; Vilaça, 2024) . Com o fenômeno do ChatGPT, questionamentos sobre autoria, ética e qualidade dos conteúdos foram alguns dos primeiros a ganhar destaque. Seriam os professores e os currículos substituídos por inteligências artificiais? Os alunos ainda fariam trabalhos ou apenas dariam esta tarefa ao ChatGPT? Passado o susto e uma certa perplexidade inicial, parece haver um crescente reconhecimento de que trata-se de um movimento irreversível. Neste sentido, os profissionais precisam ser formados para esta realidade (Gabriel, 2022; Taulli, 2022) No entanto, a velocidade dos avanços tecnológicos acaba por trazer desafios adicionais ao processo de formação (Gabriel, 2022). Como resultado deste movimento acelerado, questões conceituais podem ser deixadas em segundo plano enquanto se busca uma receita de como usar as inteligências generativas e quais seriam os seus limites, suas vantagens, desvantagens e até que ponto são confiáveis. Este trabalho discute alguns conceitos fundamentais sobre IA em perspectiva interdisciplinar e apresenta a análise de prompts (comandos) usados para pesquisas educacionais e geração de conteúdos textuais. O foco do trabalho estará no uso de inteligências generativas como ferramenta para o ensino de gêneros textuais. As análises demonstrarão como a elaboração de prompts pode contribuir nesse processo e na conscientização sobre potencialidades e limitações deste recurso tecnológico que gera tantas inquietações e controvérsias na educação.
Trabalho apresentado no dia 13 de novembro de 2024 no IX CLAFPL 2024 – Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas