Como escolher um provedor de hospedagem?
Escolher um serviço de hospedagem de site requer alguns cuidados. O usuário deve:
a) conhecer os recursos que ele precisa ou pode precisar num futuro breve. Neste caso, pode ser prudente contratar um plano de hospedagem que ofereça um pouco mais, para dar segurança e evitar trocas em pouco tempo.
b) conhecer os serviços e características dos planos de hospedagem;
c) saber os custos de serviços adicionais que não estejam incluídos no plano ou que exceda algum limite do plano – Este elemento é muito importante porque, por exemplo, o custo de transferência de dados além da franquia pode gerar surpresas muito desagradáveis e o custo pode ser altíssimo.
d) buscar informações sobre a qualidade dos serviços das empresas comerciais, com atenção espacial ao suporte ao cliente. Observe que muitos planos de hospedagem oferecem o recurso de instalador de scripts (para instalar com poucos cliques vários tipos de sistemas on-line), mas não há suporte para os scripts. Alguns provedores internacionais oferecem planos com preços bastante atraentes, mas fique atento ao possível problema linguístico sempre que precisar entrar em contato com o suporte.
Referências e consultas a fóruns e sites especializados podem auxiliar. O preço isoladamente não deve ser o maior atrativo.
Muitas vezes o usuário registra um domínio quando assina um plano de hospedagem. No entanto, essas tarefas podem ser feitas separadamente. Domínio é o endereço na internet. Por exemplo: www.educarconecta.com.br. Transferir um domínio não é uma tarefa tão simples e rápida. Há carências para a transferência de domínios. A necessidade de uso de serviços adicionais ou excedentes(espaço, franquia, banco de dados) por fazer com que o custo da hospedagem possa apresentar grande aumento.
Obviamente acidentes de percurso podem acontecer. Um serviço pode ser excelente e passar por momentos de adversidades. Assim como aparelhos eletrônicos e carros, sempre vai ter alguém descontente ou que reclama porque comprou a coisa errada, incompatível com as necessidades ou com os desejos.
Retornando ao ponto inicial, é preciso prever necessidades e características do site. Para alguém muito iniciante, esta tarefa pode ser muito confusa ou até inviável. Assim, é bom ter uma ajuda.
Os serviços de hospedagem costumam explicar os recursos, as características e as capacidades oferecidas.
Entrar em contato com o possível provedor de hospedagem antes de assinar um plano pode ser uma ótima estratégia para tirar dúvidas, evitar incompreensões de características, termos ou contratos. Isto pode economizar aborrecimento. Se este contato for por -e-mail, isto pode documentar e evitar que você desobedeça alguma regra da hospedagem ou contrate algo que não está de acordo com suas necessidades ou desejos.
Não contrate um serviço no impulso ou apenas pelo preço baixo. Alguns detalhes são fundamentais.
Em vários posts, questões diversas serão abordadas.