Sala de aula virtual em educação a distância e blended learning
O termo Sala Virtual tem sido empregado com certa frequência para se referir a ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), learning management system(LMS), em inglês. Trata-se, portanto, de uma forma de referência a salas de aula online. Também pode ser chamada de sala de aula digital.
Em termos gerais, as sala virtuais são sites desenvolvidos com sistemas especializados em aducação a distância, mas podem também com muitas possibilidades serem usados para blended learning (ensino híbrido ou semipresencial, também chamado de ensino misto), complementando aulas presenciais com atividades online ou com espaços online para discussão.
Exemplos básicos de ambientes virtuais de aprendizagem são o Moodle, Chamilo, Edmodo, Google Classroom.
Nos últimos anos, as salas virtuais se popularizaram bastante com a expansão de educação a distância e do blended learning. Podemos encontrar opções variadas. Algumas podem ser instaladas em servidores de hospedagem por escolas, universidades e professores, por exemplo. Outras são disponíveis como serviços baseados na computação nas nuvens, como o Google Classroom.
Logicamente há sempre vantagens e desvantagens que devem ser analisadas pelos gestores e docentes.
Outro aspecto importante é a formação de professores para o uso destas salas de aulas, fator que não pode ser restrito ao como operar a sala de aula digital.
Tag:EaD, educação, ensino, inovação, tecnologias digitais