Inteligências Artificiais, Inovação e Formação de Professores em Perspectiva Interdisciplinar
Inteligências Artificiais, Inovação e Formação de Professores em Perspectiva Interdisciplinar: o que Discursos, Plataformas e Prompts não resolvem
Prof. Dr. Márcio Luiz Corrêa Vilaça
Este trabalho discute relações entre a formação de professores e as inteligências artificiais. Para isso, defende dois aspectos básicos: 1) perspectiva interdisciplinar de discussões, reflexões e pesquisas (Taulli, 2020; Gabriel, 2022; Kaufman, 2022; Santaella, 2023); 2) uma abordagem em múltiplas dimensões desta formação, conforme defendido por Vilaça e Gonçalves (2022): sobre, para e com as tecnologias. No entanto, cada uma dessas 3 dimensões pode ser ampliada e multiplicada devido à natureza das IAs, a multiplicidade de possibilidades, de impactos e de riscos, que podem ser ímpares e ao mesmo tempo tão plurais. Neste sentido, partindo do reconhecimento da velocidade de desenvolvimento e popularização das inteligências nos últimos anos, esta formação de professores parece ser cada vez mais urgente. Diante de um cenário vasto, complexo e múltiplo, defendo que as discussões, reflexões, formações e práticas sobre e IA ultrapassam amplamente discursos, plataformas e prompts.
Palavras Chaves: inteligência artificial, formação de professores, interdisciplinaridade, educação
Trabalho apresentado no XII Seminário Internacional “As Redes educativas e as tecnologias: Tessituras de solidariedade e de convivências nos diferentes espaços-tempos educativos